Santa Casa assinala Dia do Idoso
Mais uma vez, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande celebrou o Dia do Idoso, onde várias juntas de Freguesia, casas de Povo e lares de idosos do Concelho da Ribeira Grande se associaram à data com os utentes dos seus centros de dia e participaram num convívio alargado muito alegre.
Tratou-se para os idosos de um dia repleto de grandes emoções, rumando à cidade para conviver entusiasticamente com outros, numa tarde que foi agradavelmente vivida por todos. Participaram representações do Lar Augusto César Cabido, Casas do Povo da Ribeirinha, Ribeira Grande, Rabo de Peixe, Pico da Pedra e Fenais da Ajuda, bem como das Juntas de Freguesia de Calhetas, Conceição, Matriz, S. Brás, e bem assim do Centro Social e Paroquial de Santa Bárbara e Vicentinos da Matriz, Conceição e da Ribeira Seca. Autoridades concelhias e regionais quiseram também marcar presença, mormente Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Rui Santo, em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social e várias chefias do Instituto da Segurança Social dos Açores.
Depois da Eucaristia presidida pelo capelão da Misericórdia, com a participação do Pároco da Conceição, Roberto Borges Cabral, seguiu-se um almoço primorosamente preparado pelas funcionárias da Instituição e servido a todos os convivas, comemorando assim condignamente aquela data. A tarde só acabaria com uma enternecedora encenação de um grupo de idosos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, intitulada “Um coração para partilhar”, levando mais alegria e diversão ao salão de festas.
Por outro lado, a voz inconfundível do cantor Nuno Martins que se associou ao evento e empolgou a assistência com calorosos aplausos e um pezinho de dança, cativando a audiência com um reportório que encantou os idosos presentes. Houve ainda lugar para um sorteio de simpáticas lembranças, com o apoio de comerciantes do Concelho.
A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande pretendeu com a celebração do dia alertar para a situação do idoso na sociedade e promover a reflexão sobre o seu papel e os seus direitos na comunidade, que tem a obrigação de tratar a população da terceira idade com atenção e o merecido carinho.
Tratou-se de uma autêntica festa de homenagem aos idosos, em que o convívio a nível concelhio inclui agradáveis momentos de entretenimento, e foi uma forma da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande procurar com as atividades que tem promovido, mensalmente, manter o idoso ativo e integrado na sociedade.
|
Relacionado |
|
|